
Nessa segunda-feira (19), o Presidente da Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, o Superintendente Welton Cardoso e o Assessor Jurídico da Federação, Julierme Souza, reuniram com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (CREA/AP) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP).
O encontro aconteceu na sede da Federação do Comércio onde dialogaram sobre os processos de análise de projetos e vistoria para emissão de alvarás de funcionamento das empresas nos órgãos de controle e fiscalização do estado, em especial a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DISCIP) do Corpo de Bombeiros Militar.
“Essa reunião é uma oportunidade de dialogarmos com as entidades que representam os profissionais de engenharia e arquitetura e as instituições representantes dos empreendedores do estado com intuito de verificar as possibilidades de chegarmos a um objetivo que é regularizar os projetos arquitetônicos nos órgãos de controle e fiscalização. É tirando todas as dúvidas que conseguiremos sanar qualquer empecilho para a liberação dos alvarás”, explicou Ladislao Monte.


A reunião contou ainda com a presença do Presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Márcio Bragança, e do Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon), Glauco Cei, e seu diretor Silvino Dal Bo Neto. Representando o CREA/AP, estava o Presidente da entidade, José Amarildo, e pelo o CAU/AP, estava o Conselheiro Federal, Welton Barreiros e o Presidente em exercício, Paulo José Ramos, além das equipes técnicas das duas autarquias.
Na ocasião, os presentes debateram ainda acerca da demora para aprovação dos projetos de incêndio, obras e estruturas que, mesmo alinhadas às normas técnicas vigentes, ficam paradas n DISCIP do Corpo de Bombeiros.
Para o presidente do Sinduscon, Glauco Cei, encontrar uma solução que torne célere a aprovação dos projetos no Corpo de Bombeiro é importante e que agilizar esse processo simples significa uma conquista para toda classe e sociedade.
“Como representantes do setor da construção civil, estamos cientes das exigências que estabelecem as normas técnicas e esperamos alinhar os pontos para enfrentarmos essa problemática. Pontuamos aqui algumas soluções que serão apresentadas ao governo do estado na busca de acelerar a liberação dos alvarás das empresas. Isso é bom para os empreendimentos e bom para a economia”, frisou Glauco Cei.


Entre as soluções apresentadas, estavam a realização de capacitação, por meio da parceria entre CREA/AP e CAU/AP, para os profissionais da construção civil aptos à elaboração de projetos, além da criação de uma carta de intenções destinada ao governador do Estado pontuando soluções para a liberação dos alvarás e análise de projetos.
O presidente em exercício do CAU/AP, José Paulo Ramos, disse que a entidade está disposta em contribuir para a qualificação dos profissionais da construção civil. “O CAU se dispõe a firmar parceiras e desenvolver minicursos para orientar os profissionais da construção civil. Nosso objetivo também é se aproximar dos órgãos públicos e das instituições como o CREA, a Fecomércio, o Sinduscon, a ACIA para juntos chegarmos a uma solução para os problemas que envolvem a liberação de alvarás” pontuou Paulo José Ramos.
O presidente do CREA/AP ratificou a importância dessas parcerias entre as instituições interessadas em buscar uma solução para a liberação de alvarás. “Foi discutido o tema da problemática do andamento e da velocidade com que esses projetos de combate a incêndios estão sendo tratados pelo governo do estado, através do Corpo de Bombeiros. Aqui discutimos os pontos que cada entidades trouxe, no aspecto técnico e econômico, apresentamos os problemas e levantamos soluções para o desenvolvimento do estado”, disse José Amarildo.



