O comércio do Amapá apresentou alta nas vendas pelo quarto mês consecutivo, fechando novembro com crescimento de 3,2% quando comparado ao mês anterior. Os dados do penúltimo mês do ano foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e mostram que outubro foi o melhor mês desde a série de crescimento iniciada em agosto. Um dos motivos, segundo o IBGE, foi a alta procura dos consumidores pelos descontos ofertados na Black Friday.
O percentual de alta do Amapá foi maior que a média nacional, fixada em 2,9% em novembro. Mesmo com o ritmo de reação, o comércio ainda acumula queda de 1,7% no acumulado do ano.
“Isso serve para mostrar que não se trata de um resultado comum. É difícil vermos nos serviços um crescimento mensal superior a 2%”, enfatizou ao G1 a gerente da pesquisa Isabella Nunes.
Comércio varejista ampliado
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de vendas de veículos, motos, peças e material de construção, as vendas subiram 2% em relação a outubro. Frente a novembro de 2017, o volume de vendas no varejo ampliado caiu 2,8%.
Para acompanhar o comportamento do comércio varejista em todo o país, o IBGE investiga a receita bruta de revenda nas empresas, com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o comércio varejista.
A pesquisa é realizada desde 1995, produzindo indicadores de receita nominal e de volume de vendas ajustados sazonalmente.
Fonte: G1 Amapá