O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), realizou entre os dias 31 de julho a 02 de agosto a pesquisa sobre o potencial de compras para o dia dos pais em 2018 e constatou que 61% dos Macapaenses pretendem presentear na data. Esta intensão ficou acima do percentual registrado no ano passado (56%).
Com o objetivo de fornecer informações para os empresários sobre o provável comportamento do consumidor para a data, com foco na intenção de compras e preferências, foram entrevistadas 380 pessoas em áreas de fluxo comercial de Macapá, tanto no centro comercial como também na zona norte da cidade.
O perfil dos entrevistados com maior intenção de presentear é o gênero feminino (65%), com idade entre 21 a 35 anos (68%) e com renda familiar acima de 5 salários mínimos (63%). Além de comprar presentes, 70% dos entrevistados pretendem comemorar a data, sendo que 46% desses irão comemorar na própria residência, 28% na casa dos pais e 16% com outros familiares.
Presentes
Vestuário, Perfume, Sapato e Relógio, lideram a preferência do consumidor. Os produtos mais procurados pelo consumidor macapaense, segundo a pesquisa serão: vestuário (29%); perfume (22%); sapatos/carteira/cinto (17%) e relógio (11%). Outros itens aparecem com menor intenção, como material esportivo, televisão, aparelho de som e celular.
Investimentos
Para a compra dos presentes, 36% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00. 22% pretende gastar entre R$ 200,00 a R$ 300,00. Aqueles que desejam gastar menos de R$ 100,00 somam 19%. O percentual dos que desejam gastar acima de R$ 300,00 somam 23%, neste caso, se enquadram os consumidores que pretendem presentear com produtos mais caros, como eletrônicos, por exemplo.
O ticket médio gasto com presentes, de acordo com a pesquisa, será de R$ 110,0, ficando R$ 8,00 acima do valor observado em 2017.
Forma de pagamento
O consumidor também dará preferência ao pagamento à vista (78%) e 19% pretende utilizar o cartão de crédito.
Local de compra
A pesquisa revelou que 48% dos consumidores manifestaram o desejo de comprar no centro comercial de Macapá, e 31% pretende ir ao shopping center comprar o presente do papai. Em terceiro lugar aparecem as lojas de bairro, seguido de lojas de departamento e internet.
Os principais dias de compras serão o sábado (41%) e a sexta-feira (12%). Vale ressaltar que a quarta-feira também será o dia preferido por 8% dos entrevistados. Os consumidores darão prioridade para lojas que oferecerem promoções, preços acessíveis, qualidade de produtos e variedades. 25% dos entrevistados, disseram ser atraídos pela vitrine na hora da compra.
Aline Medeiros (ASCOM – Fecomércio AP)
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