O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), realizou entre os dias 13 a 15 de março a pesquisa de intenção de compras do consumidor macapaense para a Páscoa de 2018 e constatou que 74% da população pretende ir às compras.
Durante a pesquisa, os entrevistados responderam a questões como valor que pretendem gastar para a data, itens de maior procura, formas de pagamento e locais para as compras. Além disso, informaram também a pretensão de viagens no período festivo.
A pesquisa apontou que 74% dos consumidores amapaenses pretendem comprar algum produto na Páscoa. Em 2017, 60% dos entrevistados pretendiam comprar um presente para alguém na Páscoa. O que demonstra um aumento na intenção de consumo de 14%.
Entre os que têm a intenção de comprar chocolates, os ovos devem continuar sendo as mercadorias mais procuradas pelos consumidores durante a Páscoa (70%); seguido das caixas de bombons (17%). As barras de chocolates representam, por sua vez, 8% do total da intenção de consumo dos entrevistados. Logo após surgem os chocolates caseiros com 4%, percentual que assegura um nicho de mercado bastante considerável.
Na distribuição dos gastos com os presentes de Páscoa, observou-se que 38% deles pretendem gastar até R$ 50,00 em suas compras. Já 55% dos consumidores responderam que desejam gastar entre R$ 51,00 e R$ 150,00; e 1% dos entrevistados esperam gastar entre R$ 151 até R$200. Outros 6% irão às compras com o intuito de desembolsar acima de R$ 200. Além disso, 70% deles afirmaram que irão realizar pesquisa de preço antes de fazer a aquisição dos produtos.
Já em relação à forma de pagamento das compras, a maioria dos consumidores tem como objetivo pagá-las à vista, em dinheiro ou no cartão de débito. Essas opções foram as mais citadas (89%) pelos entrevistados, seguidas pela compra parcelada no cartão de crédito parcelado ou rotativo (11%). É importante frisar que os consumidores estão pouco dispostos a se endividar, procurando realizar a maioria de suas compras à vista.
Como local de compras, a preferência será pelos supermercados (64%), seguido de encomendas, com 18%. Seguidos dos mercantis de bairros (10%). As lojas especializadas em chocolates de comércio de rua e lojas de departamentos somam 8% das intenções.
A data é importante, pois não só movimenta o comércio, mas também o setor de serviços por causa do feriadão da Semana Santa e Páscoa. A pesquisa verificou que 12% dos consumidores deverão viajar neste período, distribuídos em 23% interior do estado, 14% com destino a São Paulo e 11% para Afuá.
Fonte: IPDC/AP
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