No último dia 03 de dezembro, o Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Senac, realizou o evento alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A ideia faz parte do Programa Comércio Acessível e serviu para conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico, cultural e educacional.Durante a abertura, tivemos a apresentação musical do autista, João Pedro, que abrilhantou o evento tocando teclado. Montamos a mesa de autoridades com o presidente do Sistema Fecomércio AP, Eliezir Viterbino, a presidente do Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB), Jane Viterbino, o diretor regional do Senac Amapá, José Iguarassu, a diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes Costa e o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jodoval Farias.
Após os pronunciamentos das autoridades, realizamos uma dinâmica com os instrutores surdos do Senac, Valéria da Costa Ribeiro Barbosa e José Ronaldo Souza Carvalho, onde eles ensinaram ao público presente, cumprimentos básicos em libras.
O evento continuou nas dependências do Senac, com Ação Social de Saúde e Beleza direcionado às Pessoas com Deficiência (PCDs). Foram ofertados serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, profilaxia e aplicação de flúor, massagem relaxante, limpeza de pele com argiloterapia, corte de cabelo e barba, e limpeza e embelezamento de sobrancelha.
Comércio Acessível
A ação do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência fortalece o compromisso do Sistema Fecomércio AP, com este público. Compromisso esse que vem sendo difundido pelo projeto Comércio Acessível.
O objetivo do projeto é promover a acessibilidade nos estabelecimentos comerciais de diferentes formas, seja de acessibilidade urbana, no mercado de trabalho, educação ou saúde, que são componentes simples e necessários para o bem-estar de um cidadão.